Sociedade

Recrutamento de 148 Técnicos de Apoio Informático | Eleições para o Parlamento Europeu | 2024 – 9 de junho


 

A realização das próximas eleições para o Parlamento Europeu está agendada em Portugal para o dia 9 de junho.

Pela primeira vez, os cadernos eleitorais em papel são substituídos pelos cadernos desmaterializados, e serão utilizados em todas as assembleias e seções de voto, que estarão disponíveis em equipamentos informáticos de acesso exclusivo ás aplicações relacionadas com o processo de votação.

Com o objetivo de garantir níveis mais elevados de participação eleitoral, a desmaterialização dos cadernos eleitorais vai garantir o voto em mobilidade no dia das eleições, em qualquer local do território nacional ou no estrangeiro, independentemente do local de recenseamento.

Em virtude desta alteração, é necessário recrutar 148 Técnicos de Apoio Informático (TAI) para estar presente, no dia 9 de junho, junto às mesas de voto em cada uma das assembleias e secções de votos, devidamente credenciado pela Administração Eleitoral, para dar apoio na utilização dos equipamentos informáticos, em caso de indisponibilidade pontual do sistema ou de dificuldades de acesso por parte das mesas de voto.

 Ao Técnico de Apoio Informático estará vedado o acesso aos cadernos eleitorais desmaterializados e a qualquer operação que interfira com o processo de votação.

Para a realização desta tarefa será necessária disponibilidade para três dias:

  • Dia da formação do Técnico de Apoio Informático (dia a definir);
  • Dia da formação aos membros de mesa e teste (1 de junho)
  • Dia do ato eleitoral e apoio à mesa (9 de junho).

A estas vagas, poderão concorrer cidadãos maiores de 18 anos, com o 12.º ano ou frequência do ensino superior, nas áreas de formação tecnológica em informática, ou em sistemas de informação e de comunicações,  e ou ter conhecimentos em informática na ótica do utilizador, preferencialmente com formação nas áreas tecnológicas; garantindo desta forma um apoio mais eficaz na identificação/resolução de problemas, que surjam na instalação e operacionalização dos computadores portáteis em cada mesa de voto.

O Técnico de Apoio Informático receberá uma compensação monetária, verba que abrange o dia de formação, o dia de teste e o dia da eleição (um total de 177,45€). A compensação só será atribuída se o Técnico de Apoio Informático estiver presente nos três dias.

 

Inscrição até ao dia 30 de abril, através do formulário disponível aqui.

 

Recomenda-se: realização dos seguintes cursos disponíveis gratuitamente na plataforma NAU.

Agentes Eleitorais – Membros de Mesa 

Membros de mesa – Cadernos Eleitorais Desmaterializados 

Cidadão Ciberseguro 

 

Publicado a 16 de abril de 2024